quinta-feira, 3 de maio de 2012

A SOCIEDADE DO FUTURO

No espaço de poucas décadas verificou -se uma transformação na sociedade: a visão do mundo, os valores básicos, as estruturas sociais e políticas, as instituições financeiras, originaram um mundo novo, a sociedade do conhecimento. Um pequeno número de pessoas constataram que a aplicação do conhecimento ao trabalho, gerou economias desenvolvidas, desencadeando a explosão da produtividade dos últimos cem anos. Atualmente o progresso, a produtividade e a coesão social exigem a aplicação do conhecimento ao conhecimento ou seja: o conhecimento já existente poderá ser aplicado de forma mais eficaz para produzir resultados.O principal contributo que a gestão  terá de dar no século XXI, será de igual modo, o aumento da produtividade do trabalho e do trabalhador do conhecimento. Quais são os grandes fatores que determinam a produtividade do trabalhador?
1- Todos os trabalhadores do conhecimento devem ter autonomia para se gerir a si próprios e responsabilidade pela sua produtividade;
2- Uma inovação contínua faz parte da tarefa e da responsabilidade do trabalhador do conhecimento;
3-  O trabalho do conhecimento exige uma aprendizagem contínua por parte do trabalhador, bem como uma transmissão de conhecimentos por parte deste;
4 - A produtividade do trabalhador do conhecimento exige que este seja visto e tratado como um"capital" e não como um "custo". Requer que os trabalhadores do conhecimento queiram trabalhar pra a organização, em detrimento de todas as outras oportunidades. Por conseguinte, a produtividade de um trabalhador do conhecimento deve incidir numa excecional qualidade. A vantagem que os países desenvolvidos podem esperar vir a ter, é no fornecimento de pessoas formadas, preparadas para o trabalho do conhecimento, dado que tudo isso se traduz num aumento de produtividade. A nova sociedade dos países desenvolvidos e dos países emergentes é caracterizada pelo rápido crescimento da população mais velha e pela diminuição da geração mais jovem. Os idosos não irão continuar como funcionários a tempo inteiro mas sim a tempo parcial. Irá existir um mercado de massas determinado pela meia - idade e um mercado de massas, consideravelmente mais pequeno, determinado pelos jovens, dado que é importante criar novos padrões de emprego para atrair um número crescente de indivíduos com formação académica. Os trabalhadores do conhecimento serão o grupo dominante da força de trabalho cujas características são:
- a ausência de fronteiras;
- a mobilidade disponível;
- o conhecimento exigido pelo emprego.
Estas três características transformam a sociedade do conhecimento numa sociedade altamente competitiva, tanto para as organizações, como para os indivíduos. A tecnologia da informação permite que o conhecimento se dissemine, tornando -o acessível a todas as pessoas. Dada a facilidade e a rapidez com que a informação decorre, todas as instituições da sociedade do conhecimento teem de ser globalmente competitivas, embora a maioria das organizações continuem a ser locais nas suas atividades e nos seus mercados. Tudo isto deve -se ao facto de a  Internet permitir que os clientes de todo o lado, saibam o que existe disponível em todo o mundo e a que preço. Os trabalhadores do conhecimento são os novos acionistas e proprietários de muitas das grandes empresas; são profissionais que aplicam o mesmo conhecimento, que desempenham o mesmo trabalho, que se regem pelos mesmos padrões e que são avaliados pelos mesmos resultados. É provável que nas próximas décadas, o número de tecnólogos do conhecimento nas áreas dos computadores, da indústria e da educação cresça ainda mais aceleradamente. Tais trabalhadores, teem duas necessidades básicas: educação formal e uma formação contínua, de modo a manterem o conhecimento atualizado. Tal formação será dada através de seminários ou de programas de formação on line.Não se pode dizer, exatamente , que a sociedade que se segue já chegou, mas já se pode considerar novas necessidades nas seguintes áreas:
- nas empresas do futuro, deverão começar por experimentar novas formas corporativas e por levar a cabo vários estudos piloto, no que toca a trabalhar com joint -ventures e por definir novas tarefas para a gestão do topo.
- nas políticas de pessoal, a forma como as pessoas são geridas, parte do pressuposto de que a força trabalhadora continua a ser largamente constituída por pessoas que são empregadas pela empresa e que trabalham para ela a tempo inteiro, até serem reformadas. As grandes mudanças da sociedade estão prestes a acontecer. Por isso a sociedade do futuro vai ser muito diferente da dos nosssos dias. Não será dominada pela tecnologia da informação, mas sim pelo aparecimento de novas instituições, novas tecnologias e novos problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário