quinta-feira, 23 de setembro de 2021

A RECUPERAÇÃO ECONÓMICA

 O" desconfinamento" permitiu à economia dar um salto, ao mesmo tempo que a injeção de fundos públicos, parece ter sido bem-sucedida, na proteção do emprego. A retoma continuará a bom ritmo, levando a revisões em alta das previsões de crescimento. Portugal foi das economias mais afetadas pela crise, e é dos 14 países da UE , que ainda não regressou aos níveis de produção de 2019. A recuperação da economia portuguesa, foi impulsionada por um crescimento muito significativo do consumo privado, nomeadamente, no que se refere às componentes de bens e serviços duradouros. No entanto, à medida que as restrições desapareceram, a economia tem maior força para acelerar. Portugal dá o segundo maior salto da Europa( 4,9%). Este dinamismo, conjugado com outros indicadores avançados, está a motivar um maior otimismo sobre o crescimento deste ano., Comissão Europeia e Banco de Portugal, esperam uma variação do PIB, acima dos 5% no próximo ano. No pico da crise, embora tenha sido a segunda maior recessão de sempre (-7,6%), a contração da economia foi inferior às previsões de todas as instituições, inclusivamente do Governo, com apoios públicos ambiciosos, a atividade aguentou-se melhor do que muitos esperavam. Na retoma, o crescimento do segundo trimestre sugere, que em condições de controlo da crise sanitária e ausência  de restrições, a economia tem potencial de crescimento e de regresso ao nível da atividade anterior à crise. Por outro lado, a produção industrial, atravessa dificuldades, devido aos apertos nas cadeias de produção globais, à escassez de inputs ou produtos intermédios.. Na frente externa, as exportações ainda são muito penalizadas pelo turismo e ficaram no segundo trimestre 18,3% abaixo do final de 2019 e 15,3% abaixo do segundo trimestre de 2019.Nos próximos trimestres, a retoma da atividade económica deverá continuar. Apontam -se três razões: primeiro a expansão do consumo, que deverá continuar a beneficiar do elevado nível de poupança acumulado pelas famílias e pela recuperação do mercado de trabalho. A taxa de poupança das famílias atingiu 14,2% no primeiro trimestre de 2021. Uma poupança excedentária que poderá ser libertada progressivamente para consumo.. O segundo fator, é o dinamismo do investimento, que num contexto em que à recuperação cíclica da atividade, se soma a implementação de importantes projetos, ao abrigo de fundos europeus, antecipando uma retoma das exportações. Porém, no caso do investimento- só caiu num trimestre desde o início da crise, e, tem vindo a aumentar desde esse momento. Segundo o BPI, esse bom desempenho é explicado pela intervenção pública. O Estado realizou uma série de investimentos necessários à pandemia, nomeadamente enquadramento médico, ou a aquisição de material informático e escolar. Na relação do País com o exterior, há que apontar duas questões: a primeira é de exportações de mercadorias que, até Julho, já superaram mesmos os valores vendidos em 2019, antes da pandemia. Por outro lado, as exportações de serviços- essencialmente os gastos de turistas estrangeiros- continuam muito longe da pré-crise. Com as viagens e a circulação muito condicionada, a normalidade pode demorar a chegar. Só no mês de Julho as dormidas de turistas estrangeiros estavam 39milhões abaixo de 2019.

O que se passa com o emprego? Talvez a maior surpresa esteja no mercado de trabalho. A taxa de Julho desceu para 6,6%. O mesmo valor de Fevereiro do ano passado, antes do primeiro confinamento. O números do desemprego têm gerado bastante confusão, mas se olharmos para a população empregada, a conclusão ainda é mais impressionante.. ,4,8 milhões de portugueses, têm trabalho; um máximo desde 1998.. São mais 238mil do que no mesmo mês de 2020 e mais 89mil do que em 2019. Como se explica que um país ainda em crise, com uma pandemia ativa e ainda com restrições, no terreno, esteja a bater recordes no mercado de trabalho? Pode-se explicar por políticas públicas de emprego, contratações na indústria, recuperação do turismo, muitos empregos apoiados, e, o facto de ainda não conseguirmos ver os efeitos negativos do fim das moratórias. São esses os motivos para o emprego estar a surpreender. A crise mudou o contexto e levou os governos a colocarem mais funcionários públicos, que estão agora no nível mis elevado de sempre. Além disso há um conjunto de setores que não são considerados da Administração Publica mas que estão correlacionados. Do lado do setor privado, os dados do INE mostram uma indústria a contratar mais 43mil no segundo trimestre e uma construção que não foi travada pela pandemia- é com a banca e o imobiliário, o único setor que cresce face a 2019. O segmento industrial, principalmente a metalomecânica, tem continuado a exportar. Contudo, ainda é cedo para saber se são números sustentáveis. A natureza da crise pandémica arrasta a atividade, por altos e baixos, e, embora Portugal tenha uma das maiores taxas de variação do mundo, o aparecimento de uma nova variante, pode ser suficiente para colocar em causa muito do nosso progresso.. Temos um enquadramento europeu muito favorável. O BCE continua muito ativo no mercado da dívida, mantendo os juros controlados . Qual será o impacto do final das moratórias de crédito? O turismo  regressará à dimensão que tinha em 2019? Algumas questões económicas irão ter de se resolver. Esperemos o fim da pandemia para solucionar algumas questões económicas. É muito difícil prever o futuro, mas é certo que neste século iremos trabalhar menos horas, ter um trabalho mais flexível, ter mais tempo livre, inteligência artificial e robotização. Irão ser criados novos empregos nas áreas de saúde, bem-estar educação e cultura.

Estamos confrontados com a urgência de reforçar o multilateralismo e de apoiar os mais pobres na resposta a três grandes crises- a pandemia( que agravou a pobreza e as desigualdades)as alterações climáticas e as migrações.

O Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (CAD) é o guardião das políticas de cooperação e ajuda ao desenvolvimento: mobiliza os recursos financeiros (públicos e privados), para os países mais pobres, e recolhe, analisa e publica dados estatísticos, avalia as políticas nacionais; e aprova os padrões de regras internacionais de cooperação para o desenvolvimento. Foi o CAD que, de forma pioneira, aprovou regras e princípios que hoje são consensualmente considerados como referência internacional, de que são exemplo a obrigatoriedade de ajuda em intuito comercial, o alinhamento dos programas de ajuda com as necessidades dos países de destino, a integração das preocupações com a igualdade de género e com a proteção ambiental, em todos os projetos e programas, ou ainda, a consagração do princípio de coerência entre as políticas de cooperação para o desenvolvimento. Mas, nos últimos anos, muito mudou no panorama de cooperação internacional, Por um lado, surgiram novos doadores governamentais que não são membros da OCDE (como a China, India e Brasil), novas modalidades de ajuda (como a cooperação sul-sul, a cooperação triangular e o financiamento privado), e novos protagonistas não governamentais, setor privado, ONG e fundações). Por outro lado, a agenda de cooperação para o desenvolvimento, teve de se ajustar à nova arquitetura global, que emergiu da aprovação em 2015, da ambiciosa Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, do Acordo de Paris e do Plano de Ação  de Adis Abeba para o financiamento ao desenvolvimento. Finalmente, o sistema de ajuda ao desenvolvimento foi colocado, nos últimos cinco anos, perante uma sucessão de testes de stress; a crise síria, que originou a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, a crise alimentar na região do Sahel, os efeitos devastadores de fenómenos climáticos extremos em vários Estados insulares das Caraíbas, mas também em Moçambique; e finalmente a pandemia, que evidenciou a fragilidade extrema dos países mais pobres. Neste contexto tão exigente, foi crucial demonstrar a validade do CAD, em duas dimensões; em primeiro lugar provou-se mais uma vez a resiliência e a natureza contra cíclica da ajuda pública ao desenvolvimento. Em segundo lugar, domos capazes de desenhar, de negociar e de aprovar, nos últimos cinco anos, ima nova vaga de reformas, ao nível das regras de cooperação para o desenvolvimento. A título de exemplo destaco: a prevenção e o combate ao abuso à exploração e ao assédio sexual; o envolvimento da sociedade civil nas atividades de cooperação para o desenvolvimento; as regras e estratégias para o reforço do financiamento privado(blended finance) e, para o investimento de impacto no desenvolvimento sustentável; o triplo nexus  de ações de desenvolvimento de ajuda humanitária e de esforços de paz.. Temos de assegurar o acesso equitativo às vacinas, liderar a descarbonização da economia, erradicar a pobreza e combater as desigualdades.

O colapso da economia portuguesa em 2020, foi a maior contração anual registada desde a queda da monarquia. Mas, apesar do do prejuízo recorde de mais de 8% no primeiro ano da pandemia, o PIB, deverá regressar ao nível pré-Covid, já durante o ano em curso. A perda acumulada até que o PIB, regresse ao nível de 2019, soma 12,4% muito distante dos 39%, provocados pelas duas crises sucessivas entre 2009 e 2013, juntando a recessão mundial, com a retração provocada pelo resgate da Troika. Com um crescimento real de 4,9%, em 2021, estimado recentemente pelo INE, e uma aceleração da recuperação económica em 2022 acima dos 5%, segundo as diversas previsões existentes, a saída desta crise, provocada pela pandemia, será por isso, relativamente rápida. Nas duas grandes recessões da história portuguesa, desde o início do século XX, os efeitos foram mais longe, e, os problemas na economia também. Mais concretamente, na crise que houve entre 2009 e 2013, o PIB perdeu mais de 39%, e, a recuperação levou uma década. Na depressão entre 1913 e 1918, a economia perdeu 24% , e, o regresso ao nível de 1912, levou também dez anos. A crise de 2020 foi a mais recente num conjunto de 25 quebras anuais do PIB.A saída da crise, só é considerada, quando o PIB regressar ao valor pré -crise e se inicia um período de expansão do produto. Na crise atual, se a projeção para 2022 se confirmar, o PIB começará a expandir-se, ainda este ano. A recuperação mais acelerada agora esperada, deve-se a alterações significativas, em relação ás grandes crises anteriores. Desta vez foi diferente: a ausência de uma guerra mundial como a que devastou a Europa ente 1914- e 1918, onde uma cruel guerra civil do outro lado da fronteira, as medidas de combate à pandemia mais eficazes, a atuação do BCE, na resposta à covid, e a decisão da Comissão Europeia da suspensão das regras do défice e da dívida, por dois anos. No entanto, a aceleração prevista para 2022, está suspensa em pressupostos envoltos, com muita incerteza.  O primeiro é que a pandemia tem os seus dias contados e, o motor do turismo, regressará.. O segundo é que as tensões geopolíticas, não saem do campo da diplomacia, e, não se transformam em novas regras, nas fronteiras da Europa. O terceiro tem a ver com o impacto da inflação média anual da zona euro, para lá do previsto. uma situação, que provocaria problemas económicos, e, obrigaria o BCE a cortar ainda mais e rapidamente os estímulos da recuperação. Desde há 15anos que a a economia mundial vive numa situação de "crise após crise", em que as heranças negativas de cada recessão, uma após outra, se vão "acumulando". O  problema, é que as várias camadas de crises, sanitária, inflacionária, humanitária ( com a maior vaga de refugiados na Europa), geopolítica e stresse de dívida em 60% das economias pobres, se interligam e se influenciam mutuamente. Com o choque provocado pela invasão russa da Ucrânia, e o pacote de medidas financeiras a Moscovo, a economia mundial, irá crescer 3,6%, e da zona euro 2,8% em 2022, ano, em que era suposta uma segunda vaga de expansão económica, depois da crise gerada pela pandemia. A dinâmica do comércio mundial, de que a economia portuguesa também vive, irá cair para metade em 2022, e, o ritmo anual de crescimento, irá abrandar ainda mais: de 10,1% em 2021, caíra a pique até 3,5%, no médio prazo. Este choque "abrupto". como lhe chamou o FMI, provoca ganhadores e perdedores. O invasor ,a Rússia e o invadido, a Ucrânia, vão registar as maiores quebras do ano, mas a subida das matérias-primas vão dar um impulso em muitas economias emergentes e em desenvolvimento. Portugal, naturalmente levou por tabela em relação à previsão para 2022: de um crescimento de 5,1%, previsto em Outubro passado, passou passou para 4%, abaixo da meta de 4,9%, definida na proposta do OE para 2022, apresentada recentemente.

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